Por Sikla Lusa a 25/jun/2025 9:00:00
O sector da construção encontra-se numa fase de mudança dinâmica, com cinco tendências fundamentais a moldar o sector. Desde as tecnologias de construção avançadas à construção sustentável e à digitalização - estas tendências não só estão a formar o panorama atual, como também estão a preparar o caminho para o futuro da indústria da construção. Nesta breve publicação, damos uma vista de olhos às cinco maiores tendências.
- BIM
O futuro da Building Information Modelling (BIM) está a trazer inovações tecnológicas revolucionárias para o sector da construção. Os destaques incluem digital twins para simulações em tempo real, sensores IoT para monitorização, 5G para colaboração em tempo real, visualização avançada com VR e AR, AI para análise de dados, automação e robótica, blockchain para segurança de dados e a integração de drones para recolha de dados. Estes desenvolvimentos prometem projetos de construção mais precisos, eficientes e sustentáveis e fazem do futuro do BIM uma componente fundamental na indústria da construção.
- Materiais de construção
O futuro dos materiais de construção na indústria da construção será caracterizado por inovações tecnológicas, incluindo o grafeno e a nanotecnologia para aumentar a resistência, materiais autocurativos, melhor isolamento, impressão 3D, materiais de construção inteligentes, células solares transparentes, materiais de base biológica, compostos ultraleves, fabrico digital e robótica. Estes desenvolvimentos visam aumentar a eficiência, a durabilidade e a sustentabilidade dos projetos de construção e irão revolucionar a indústria da construção. Os inovadores podem utilizar estes materiais para realizar projetos de construção pioneiros e redefinir a indústria.
- Pré-fabrico
A pré-fabricação na indústria da construção oferece elementos de construção mais precisos e de alta qualidade, diminui os tempos de construção e reduz os custos através de uma utilização eficiente dos materiais. Tecnologias avançadas e controlos de qualidade rigorosos melhoram a segurança e permitem a inovação criativa na construção. A pré-fabricação minimiza os efeitos das condições climatéricas, aumenta a flexibilidade e reduz os riscos de segurança para os trabalhadores. As empresas que dominam estas técnicas são capazes de realizar projetos de construção de forma mais eficiente e económica e estão na vanguarda do desenvolvimento tecnológico na indústria.
- Trabalhadores qualificados
A escassez de mão de obra qualificada no sector da construção exige medidas estratégicas para a ultrapassar. Estas incluem a formação e a melhoria das competências da mão de obra existente, a criação de condições de trabalho seguras e atrativas, a integração da tecnologia, a promoção da diversidade, a parceria com instituições de ensino, um melhor planeamento e a gestão de talentos. Através de uma adaptação direcionada e do investimento em educação e tecnologia, o sector pode garantir um futuro sustentável e bem sucedido.
- Sustentabilidade
Há muito que a sustentabilidade está no centro do sector da construção. Isto inclui materiais amigos do ambiente, eficiência energética, durabilidade, reciclabilidade e análises do ciclo de vida dos produtos. As tecnologias digitais, a formação e as certificações desempenham um papel importante. Os sistemas de fixação sustentáveis promovem o ambiente e tornam os projetos de construção mais eficientes e rentáveis. A indústria está a investir em inovações e práticas ecológicas para tornar o futuro da indústria da construção mais sustentável.
Com estas cinco tendências revolucionárias, o sector da construção está a enfrentar uma era de inovação e de mudança sustentável. A combinação dinâmica de tecnologia, sustentabilidade e digitalização está não só a moldar o presente, mas também a preparar o caminho para desenvolvimentos futuros.
Mas quais destas tendências considera particularmente decisivas? Que potencialidades e desafios surgem nesta nova era da construção? As respostas estão na sua perspetiva e experiência.
Comentários